Você deseja comprar um ar-condicionado mas está em dúvidas sobre o consumo de energia?
Nesse artigo para sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Nessa tabela temos um modelo de consumo que irá auxiliar você.
Antes de fazer o cálculo de gastos, é necessário saber o que é BTU e a potência (em watts) do aparelho.
BTU é a sigla para o termo “British Termal Unit”, ou seja, Unidade Térmica Britânica. O BTU indica a potência térmica (capacidade de resfriamento ou de aquecimento) do ar-condicionado.
Antes de fazer a sua compra é muito importante dimensionar o ar-condicionado com uma calculadora de BTUs para garantir que você tenha o aparelho mais adequado de acordo com o lugar que quer refrigerar.
O que é potência em watts?
O watt é a medida que indica a potência elétrica do aparelho. Ou seja, o quanto de energia elétrica seu aparelho precisa consumir para poder resfriar ou aquecer o ambiente.
Você precisa saber essas duas informações (potência elétrica e potência térmica) sobre o ar condicionado que vai comprar para poder estimar o gasto dele.
E agora, como calcular seus gastos? Siga o passo a passo!
Utilizando a tabela de consumo de ar condicionado acima como exemplo, siga esse passo a passo para calcular o gasto do aparelho que você está analisando:
1. Veja o modelo do aparelho. Por exemplo, vamos considerar um ar condicionado de 8.000 BTUS.
2. Confira a potência dele em Watts. Por exemplo: o modelo de ar condicionado de 8.000 BTUS tem 1.350 W de potência.
3. Calcule quantos kWh seu aparelho consome por mês. Para isso, utilize a fórmula abaixo:
4. Depois de descobrir o consumo do seu aparelho em kwh/mês, é só multiplicar pela tarifa de energia da sua região. No exemplo da tabela, cada kwh/mês custa em torno de R$ 0,76. Por isso, o valor final fica R$246,24, para uso de 8 horas diárias e 30 dias no mês.